A Nestlé lançou na França uma máquina de chás especiais para serem degustados em cápsulas. Saiba mais sobre a Special T.

A que ponto chegamos? Sim o Google está desenvolvendo um carro que dirige sozinho!

Já imaginou como serão os supermercados no futuro? O Metro Group já!

Novidade para as noivas: estilista de Barcelona lança vestido de noiva aromatizado!

Posted by Renata Bertolini e Eduardo Bertoni | quinta-feira, janeiro 07, 2010 | 3 comentários



A empresa de transportes francesa SNCF se uniu à Bombardier para fabricar o "trem do futuro", conhecido como Francilien.


Fabricado com 90% de material reciclado, seu sistema de propulsão capta a energia gerada a cada frenagem do trem. A SNCF por meio deste novo sistema, pretende economizar 30% do consumo de energia. O sistema de ar-condicionado dos trens é inteligente e diminui ou aumenta a temperatura de acordo com a quantidade de passageiros. A iluminação de LED utilizada nos trens, também colabora para a redução do consumo de energia. Em sua construção, a Bombardier priorizou a acessibilidade dos cadeirantes: uma mini passarela é adequada à plataforma, para preencher todo o espaço disponível entre o trem e a plataforma.



Além disso, o trem conta com assentos modernos, coloridos e anti laceração, vidros panorâmicos que permitem melhor aproveitamento da luz exterior, espaço para bicicletas, telas de embarque e câmeras de segurança. Já o sistema de emergência conta com uma melhoria: ao acionado o alarme, o motorista visualiza a ocorrência e decide se de fato é uma emergência e precisa parar o trem, ou se é apenas um ato de vandalismo, que atualmente é responsável por 80% do atraso de trens.



Com capacidade para 922 passageiros, o trem foi inaugurado no mês passado e circula entre a Gare du Nord e Luzarches. Futuramente, o novo trem será utilizado em 172 linhas.



Deixamos aqui nosso apelo às autoridades brasileiras para adquirir trens como este para melhorar a qualidade do transporte público!

Mais informações: Île de France

3 Responses so far.

  1. Era isso que as autoridades brasileiras deveriam fazer nas gtrandes cidades deste país.

    Apesar de não morar em São Paulo,consigo enxergar o sofrimento daquelas pessoas que precisam utilizar o transporte público e sofrem pra chegar até seus destinos.


    Aqui em Belém, por exemplo, não temos terminais de integração e isso prejudica bastante nosso trânsito. Nos horários de picos, a grande maioria dos ônibus se encontram no centro da cidade e as periferias sofrem com a ausência dos mesmos.



    Abraços..

  2. Unknown says:

    definitivamente precisamos de um trem desse no Brasil.

  3. que idiotisse pedir pro governo de sp, um trem como esse!
    seria o mesmo que pedir para se extinguir a maconha do mundo!
    kkkkkkkkkk....